sábado, 26 de dezembro de 2020

Projeto Natal Solidário Vovô de Coração 2020

 


Com Apoio da Prefeitura Municipal de Chapadinha, MA, através de sua Secretaria de Cultura e da Lei Aldir Blanc, de Emergencial Cultural, o Grupo Beneficente Recreativo e Cultural Vovô de Coração, realizou neste Sábado, dia 26/12, o Natal Solidário no Bairro Cohab. Diferente dos anos anteriores, o Grupo deve que se Adequar a nova realidade por conta da pandemia do Covid-19. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=El8bMrESuZM 






sábado, 12 de dezembro de 2020

UMA VISITA AS MESTRAS.......

 UMA VISITA AS MESTRAS


Hoje, 12 de Dezembro de 2020, fomos fazer uma visita as Mestras da Cultura Popular Maranhense, Mestra Zuza (Maria de Jesus Ferreira Gomes), do Boi de Iguaíba, do Município de Paço do Lumiar, e Mestra Neuza, do Boi Capricho Bom Jesus, do Bairro Bom Jesus, São Luís, Maranhão.

Essas são baluartes que mantém viva a Cultura Popular Maranhense. São gente que faz......   

MESTRA ZUZA


MESTRA NEUZA


POR EDUARDO SEGUNDO.

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Festejo de Pedro Légua Bojibôa do Povoado Cambôa em Honra a São Lourenço, Municipio de Icatu, Maranhão.


 

Nos dias 10, 11, 12 e 13 de agosto, João Batista dos Santos, o "Pai Velho", recebeu em sua residência, no Povoado Cambôa, em Icatu, Maranhão, amigos e convidados para juntos festejarem Pedro Légua de Bojibôa.



Joao Batista, em sua infância, sentiu logo cedo o chamado para as obrigações espirituais, de inicio nao cumprindo o Chamado, dos sete aos treze anos de idade, João teve complicações de saúde, complicações estas que desapareceram tão logo deu inicio ao cumprimento de suas obrigações, que se acontecem na segunda, quinta e sexta feiras de cada semana.



No evento aconteceu, além das festividades a São Lourenço,  Pai Velho ofereceu farto almoço aos Amigos e convidados ao som de Atabaques e de Tambor de Mina.

  

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Cia de Dança de Boiadeiro Brilho do Sertão


A Cia de Dança de Boiadeiro Brilho do Sertão, remota a 1987, quando a senhora Vicentina dá inicio a uma brincadeira de quadrilha junina "Princesinha do Sertão" na comunidade Rio Grande/Cururuca. Na década de 90, a brincadeira evoluiu e mudou de nome para "Boiadeiro Xote Brilho do Sertão, com musica sertaneja e arrasta pé. Em 2000 a brincadeira muda novamente de nome e estilo, para "Cia de Dança de Boiadeiro Brilho do Sertão", que até hoje brilha nos mais diversos espaços culturais de nosso estado.




A Cia de Dança é formada por adolescentes da comunidade Rio Grande/Cururuca e povoados vizinhos. As coreografias são próprias e enfatizando as características do povo nordestino, em especial  o Boiadeiro. A Cia de Dança apresenta-se na comunidade de Paço do Lumiar e a convite em municípios vizinhos e em Instituições da Capital Maranhense, Reviver, Viva Anjo da Guarda, Viva Maiobão, Viva Maracanã, Hospital do IPEM, Associação do IPEM e nos mais diversos Arraiais.

O Grupo conta com 50 (cinquenta brincantes), sendo efetivos 32 (trinta e dois) e demais eventuais, pois somente no município do Paço do Lumiar que fazem parte do grupo, quando a Cia se apresenta em outras localidades, por conta de custos, diminui-se a quantidade de brincantes. As indumentárias são: para as moças com botas Longas, Chapéus decorados, cintos com fivelões, galocha, short e blusas de mangas longas e curtas os rapazes com calça comprida social, camisa da CIA (feita por encomenda em malharia em sempre com novos motivos/arte), sapato social com meia, cintos e fivelões típicos do boiadeiro.  


,